​on 26/06/2026 at 10:00

#002411 – 03 de Janeiro de 2026

Não consigo sacudir esta impressão de que comunico muito mal com outras pessoas. A maior parte da comunicação é contexto, empatia ou falta dela, transmissão de estado de espírito e emoções e milhões de outra coisas que não o conteúdo estrito das palavras. E eu tenho uma irritante tendência de colocar o esforço todo nas palavras que uso. Um exemplo concreto mas geral: quando alguém me aponta um erro, eu caio sempre na tentação de tentar perceber que pressupostos eu tinha errado, se há mais coisas que estou a fazer mal, o que tenho mesmo de corrigir. E quase sempre está minha atitude de querer pegar na ocasião para impedir novos erros é vista como resistência da minha parte, como demonstração de que pelo menos fiquei constrangido por me corrigirem e, na pior das hipóteses, nem sequer aceito a crítica que sofri. Tudo o que não seja “tens razão, desculpa” é encarado como má-vontade e dificuldade em aprender com os meus erros, aceitação de que outras pessoas sabem mãos do que eu, feitio incapaz de cooperar. Isto chateia-me há muito tempo, mas ainda não encontrei estratégia eficaz para lidar com isto.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *